JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa Especial : Recepção

PROGRAMA J.A:

RECEPÇAO: ENTRE AMIGOS

OLA AMIGOS!!!

UMA BOA IDEIA SERIA VCS ELABORAREM UM BELO PROGRAMA SOBRE UMA BOA RECEPÇAO!!!!!!

AQUI SEGUE MINHA IDEIA:

1.UMA ENCENAÇÃO DE COMO SE RECEPCIONAR OS AMIGOS CONVIDADOS

2.UMA ENCENAÇAO DE UMA PESSIMA RECEPÇAO

FICA A CRITÉRIO DE VOCÊS ORGANIZAREM!!!!!!!!!

3.ALGUEM ESTUDAR SOBRE O QUE ELLEN WHITE TEM A DIZER SOBRE A RECEPÇAO.

TEXTO EXTRAIDO DO LIVRO MENSAGEM AOS JOVENS:



RECEPÇAO: ENTRE AMIGOS



A maneira como uma pessoa é recebida e tratada forma a imagem da igreja em sua mente e determina se ela vai ou não voltar.



Era forasteiro e Me hospedaste.” O texto que encontramos em Mateus 25:35 é um conceito de hospitalidade deixado pelo próprio Cristo. Na Escola Sabatina, em nossos cultos e encontros de jovens, como temos nos relacionado com nossos amigos visitantes? Ainda que muitas igrejas tenham sua equipe de recepcionistas, há necessidade urgente de revitalizar o atendimento que é dado aos que nos visitam. Isso quer dizer que, se a igreja tem problemas com a recepção, vamos resolver isso; se a recepção já é boa, vamos deixá-la melhor ainda. E essa é uma tarefa que precisa começar a ser feita imediatamente.



Se o ditado popular “a primeira impressão é a que fica” faz sentido no relacionamento entre a igreja e os visitantes, então a recepção que esses amigos têm é muito importante. Em outras palavras, a maneira como uma pessoa é recebida e tratada vai começar a formar a imagem da igreja em sua mente e pode determinar se ela vai ou não voltar.



Os amigos visitantes... — Há quatro tipos básicos de pessoas que visitam a Igreja Adventista do Sétimo Dia. É impotante que você as conheça para que saiba exatamente que tratamento dar a cada uma delas:

3.1.Amigos que visitam a igreja pela primeira vez. Costumam ser desconfiados. Não estão familiarizados e, por isso, não sabem o que esperar. Em geral, preferem o anonimato. Preferem não ter seu nome citado publicamente e nem levantar diante das pessoas.



No entanto, sentem-se bem ao ser cumprimentados pelas pessoas que estão ao redor, na unidade da Escola Sabatina. Ficam felizes ao receber pequenos presentes, como cartões e literatura. Também apreciam, é claro, alguns gestos de cortesia, como alguém lhes oferecer a Bíblia, o hinário e a Lição da Escola Sabatina, para que possam acompanhar a programação, e ajudá-los a localizar passagens bíblicas e hinos. “O cristão bondoso, cortês é o mais poderoso argumento que se possa apresentar em favor do cristianismo.” — Mente, Caráter e Personalidade, vol. 2, pág. 617.



E o gesto que, certamente, ganha a amizade de alguém que está indo à igreja pela primeira vez é um dos membros (especialmente aquele que já travou algum contato) interessar-se por ele à saída. Perguntas que podem dar início a essa boa amizade são: Qual é seu nome? Você mora perto daqui? Mas é preciso tomar cuidado com perguntas que podem ser embaraçosas, como: O que achou de nossa programação? Por que sentiu-se atraído para nossa igreja? Ainda que uma pessoa esteja procurando alento e atenção de outros para sua vida, pode ser muito cedo para que ela se exponha tanto. Um relacionamento de amizade e confiança, não se esqueça, é construído aos poucos.



3.2. Amigos trazidos à Igreja por membros. Como vêm acompanhadas, essas pessoas esperam receber atenção personalizada. Esse é o tipo mais comum de visitantes em nossas igrejas porque, em geral, é mais fácil visitar uma igreja nova se houve um convite para isso. É importante que a pessoa que fez o convite a um amigo, parente ou vizinho para estar em sua igreja dê-lhe assistência total. Deve ajudá-lo a sentir-se confortável para manusear Bíblia e hinário, E, além disso, apresentá-lo a outros membros da igreja, mencionando sua felicidade em estar com ele ali.



Pessoas que já estão interessadas em freqüentar uma igreja podem trazer muitas dúvidas doutrinárias. Os membros da Igreja Adventista devem se preparar constantemente para isso, reestudando a Bíblia e revendo as doutrinas. Um cristão bem preparado nunca é pego de surpresa. E ele deve demonstrar que a religião realmente faz diferença em sua vida, transformando-o em bom vizinho, bom amigo, bom parente. “Cada pessoa, uma vez havendo-se tornado membro da igreja, obriga-se a ser um representante de Cristo, vivendo a verdade que professa.” —Conselhos Sobre a Escola Sabatina, pág. 131.



3.3. Recepção aos adventistas de outra localidade. Desejam ser recebidos como se estivessem em família. Um visitante adventista pode ser um pastor influente ou um irmão sem projeção na igreja, não importa, ambos devem ter a mesma acolhida. E bom sentir que, estando numa igreja adventista em qualquer lugar do mundo, estamos em família.



3.4. Adventistas que vão à Igreja ocasionalmente. Merecem todo o respeito e cuidado. As palavras para cumprimentá-los devem ser escolhidas com atenção. Ex-adventistas que visitam as igrejas têm um histórico em que se basear. Por isso, podem ser mais resistentes a um contato amigável. Podem recear julgamentos precipitados, fofocas ou isolamento. Não importa por que motivo esse membro tenha se desligado da igreja no passado, deve ser recebido com carinho, olhos nos olhos, sorriso franco, aperto de mão... enfim, de braços abertos. Afinal, o próprio Cristo “permanece com os braços abertos para receber de novo o errante, o rebelde

e até mesmo o apóstata”. — Conselhos Sobre Educação, pág. 3.5. Nenhum fato de sua vida passada deve ser questionado, investigado, vasculhado. Se alguém tiver que comentar a respeito, que seja a própria pessoa envolvida, de maneira espontânea. Nosso papel, como irmãos em Cristo, não é julgar as pessoas, mas dar-lhes oportunidade de reencontro com Ele. Como o pai, na parábola do filho pródigo, “o Senhor reconhecerá cada esforço que fazeis por alcançar o Seu ideal para convosco. Quando cometeis um erro, quando sois traído em pecado, não julgueis que não podereis orar, que não sois dignos de vir perante o Senhor. ... Com os braços abertos aguarda o filho pródigo e o acolhe”. — Mensagens aos Jovens, pág. 97.



4.PASSAR ALGUM VIDEO EXPLICANDO DE COMO RECEPCIONAR OS AMIGOS CONVIDADOS PRA QUE ELES POSSAM SENTIR à VONTADE NA CASA DE DEUS.



5.PREPARAR UMA BELA MENSAGEM MUSICAL

6.PODEM CITAR EXEMPLOS DA BIBLIA:

MOISÉS COM JETRO(SEU SOGRO)

DAVI COM O REI AQUIS(ESTE LHE DEU POR POSSE A CIDADE DE ZICLAGUE)

2 REIS 4:8-12



6.OFERTAS



7.CONCURSOS



CONCLUSAO:



DEUS NOS ACONSELHA QUE SEJAMOS AMÁVEIS COM O NOSSO PRÓXIMO, QUE DEVEMOS SEGUIR O EXEMPLO QUE JESUS NOS DEU AQUI NA TERRA.

LER TIAGO 2:8 e 9





FIM!!!!!!!!!!!




Colaborador: Chocolate